Risoto de Cogumelos - Receita de Risoto Vegano ao Funghi

Um jantar à dois ou um almoço com os amigos nesse friozinho, pede um Risoto! Além de abraçar o estômago de tão confortável que é, o Risoto Vegano ao Funghi é fácil e rápido de preparar. Há muito tempo nao uso o arroz arbóreo para preparar risotos aqui em casa, gosto de ir testando com vários tipos de arroz e de preferência, os integrais! 

Acontece que além de ser considerado mais saudável, na minha humilde opinião, o arroz integral preenche mais com menor quantidade, além de desconstruir aquele antigo paradigma de que para comer arroz integral temos que "virar o nariz" ou que o arroz integral é "ruim". Particularmente, troco qualquer "arroz de risoto" para o meu querido "arroz integral", nesta receita utilizei dois tipos: Cateto & Vermelho! Vamos ao risoto vegano com cogumelos?



Receita para 4 pessoas- Você vai precisar de:

- 250gr de Arroz Cateto

- 250gr de Arroz Vermelho

- 1/2 Cebola picadinha)

- 300gr de Cogumelo Paris (champignon in natura ou qualquer outro de sua preferência) cortados aleatóriamente

- 300gr de Funghi à Secchi (cogumelos secos, por aqui uso o tipo peruano)

 - 5 colheres de um bom Azeite (faz toda a diferença)

- 300ml Água Filtrada

- Sal do Himalaia à gosto

- 2 colheres de Nutritional Yeast (levedura natural que em sua maior parte imita o gostinho de queijo)

- Pimenta do Reino à gosto (opcional)

​- Noz Moscada à gosto (opcional)

- Tomilho à gosto (aqui no caso uso muuuita)

Ative o olfato e delicie-se com este Risoto Integral!

Primeiro de tudo, se você ainda não sabe, quando a receita envolve grão gosto de deixar de molho pelo menos 6h antes do preparo, então para o ambos os arroz não é diferente; recomendo que você deixe de molho em recipientes separados e antes de colocar a mão na massa, precisa escorrer e lavar bem com água corrente, livrando-se da água em que se concentra os ácidos de tipo de alimento. Também é uma ótima conduta na cozinha pois facilita o cozimento!


Apanhe uma panela grande com um ótimo antiaderente, e em fogo médio adicione 3 colheres de azeite e a cebola picadinha até que fique doure comece e soltar o sabor (por aproximadamente 5 minutos, se preparar adicione um poquinho de água). Enquanto isso, adicione a água filtrada em uma leiteira e coloque-a para ferver, reserve. Em seguinda, adicione o cogumelo paris, uma pitada de sal e outra de pimenta e integre essa mistura. 


Junte o funghi seco e logo todo o arroz e mexa, vá compondo através dessa união os sabores na sua panela (mexa bastante e evite que queime), por fim, mas não menos importante, adicione a água já fervendo ao projeto de risoto vegano, adicione mais tempeiro e mexa mais um bocado e tampe! Deixe que cozinhe por aproximadamente 15 minutos. 




Acompanhe todo o processo de cozimento da sua receita, se for necessário, adicione mais água depois dos 15 minutos, se achar necessário adicione mais tempeiro também! Fique bem a vontade com o seu prato, ele é todinho seu! Nas receitas de risoto, é comum adicionar creme de leite ou queijo no final, no nosso Risoto Vegano de Cogumelos, logo após o total cozimento do seu arroz junto do funghi, é comum que sobre um pouquinho da própria água do risoto, caso não tenha sobrado, adicione 2 colheres de água seguidas do Nutritional Yeast, mexa muito bem, desligue o fogo e sirva em seguida!

Um Depois que estiver no prato, raspe a noz-moscada na hora (sinta seu aroma) e adicione o tomilho à gosto, é o "grand finale" do nosso Risoto Integral ao Funghi.


Permita-se experimentar novos pratos e novos sabores!


ACOMPANHE TAMBÉM NO INSTAGRAM

Cadastre-se e receba novidades exclusivas:

Alimento do Amor © 2019 - Todos os direitos reservados! DESDE 2017 <3