Risoto Vegano Integral de Tomate Cereja

Bom, essa receita eu chamo de risoto para ficar gourmet, mas na realidade é um prato super comum aqui em casa. Ultimamente, tenho preferido o arroz cateto e como ele tem um sabor mais integral, sempre dou uma atenção ao seu preparo. Hoje trouxe o risoto de arroz cateto com lentilha e tomate cereja mas na verdade você pode colocar com o que quiser, vai bem com TUDO, basta usar a base dessa receita e você vai surpreender à todos!



Receita para 5 pessoas- Você vai precisar de:

- 400gr de Arroz Cateto

- 100gr de Lentilhas

- 500gr de Tomate Cereja (ou se quiser refinar sua receita pode colocar tomate seco)

 - 5 colheres de um bom Azeite (faz toda a diferença)

- 3 talos de Aipo (Salsão) picado em quadradinhos – Você pode substituir por 3 dentes de Alho

- Água Filtrada

- Sal do Himalaia à gosto

- Páprica Doce à gosto (sugestão: ½ colher de sopa)

- Pimenta do Reino à gosto (opcional)

- Cebolinha à gosto (aqui no caso eu opto por muuuita)


Pode parecer diferente, mas as lentilhas nesse prato dão um toque pra lá de especial

Primeiro de tudo, se você é novo por aqui fique sabendo que para a maioria dos grãos e feijões que preparo gosto de deixar de molho por até 12h antes do preparo, então para o arroz cateto, o vermelho e para a lentilha dessa receita não é diferente; recomendo que você deixe de molho em recipientes separados e antes de começar precisa escorrer lavar com água corrente, livrando-se da água em que se concentra os ácidos desses alimentos.

Numa panela grande com um ótimo antiaderente e em fogo médio, adicione 3 colheres de azeite e o aipo (ou alho) e deixe refogar e soltar o sabor por aproximadamente 4 minutos, separe metade dos tomatinhos (250gr) e acrescente ao refogado misturando esses dois alimentos que vão transformar seu risoto.

Junte o arroz cateto, o vermelho, a lentilha, a páprica doce e o sal na panela e mexa refogando essa mistura poderosa e em três minutinhos acrescente a água filtrada (a medida depende muito da sua panela, sugiro que coloque água até 2 dedos acima do seu refogado porém é necessário ficar acompanhando) e tampe, mantenha o fogo médio e não retire a tampa por 5 minutos.


Geralmente no risoto você encontra creme de leite, queijos e afins, neste não teremos esse tipo de componente, o molho do risoto vai ficar por conta da junção dos tomatinhos com o salsão e a lentilha que naturalmente soltarão um suculento sabor nesta receita. É necessário acompanhar o cozimento, após os 5 minutinhos vá mexendo e integrando os sabores, experimente! Se necessário acrescente mais 1 copo de água filtrada, essa receita demora até 15 minutos para ficar pronta por completa, pois estamos trabalhando com arroz integral que requer um tempo para cozinhar. Após 10 minutinhos de risoto no fogo, acrescente o restante dos tomates com as 2 colheres (também restantes) de azeite e integre-os no seu prato. Caso goste, salpique um pouco de pimenta-do-reino e se for necessário acrescente mais um cadinho de sal, somente depois do risoto pronto (quando a água secar 90%) coloque a cebolinha, desligue o fogo e deixe tampado por 3 minutinhos ou até antes de servir (gosto da cebolinha mais crocante nessa receita). Uma sugestão de acompanhamento é servir com folhas de rúcula!


Ótimas opções precisam estar atreladas à um sabor incrível!


ACOMPANHE TAMBÉM NO INSTAGRAM

Cadastre-se e receba novidades exclusivas:

Alimento do Amor © 2019 - Todos os direitos reservados! DESDE 2017 <3