A primeira vez que eu comi “esse tal” de Omelete Vegano fiquei de PASSADA! Primeiro que parece muito um omelete, segundo porque ele tem o sabor MUITO melhor que o omelete comum. Sou suspeita para falar de tudo que o Grão de Bico pode fazer pois se tem uma coisa que sou fã Nº1 isso se chama: Grão de Bico! No café da manhã, almoço, lanchinho da tarde, jantar e até pra levar pra praia...tudo o que tem na receita esse grão poderoso.
Hoje compartilho com vocês a minha versão sem glúten do grãomelete, uma receita de omelete vegano que você pode comer em suas principais refeições que vai te satisfazer por muito tempo, além de ser delicioso e super nutritivo é prático e fácil de fazer! Para o recheio, sugiro que você escolha os legumes que você quiser/tiver em casa, nesta receita usei apenas brócolis com cenoura e ficou divino!
Antes de começarmos a receita, é FUNDAMENTAL deixar o grão de bico de molho por aproximadamente 12 horas. Deixe isso preparado e vem comigo!

Receita para 4 pessoas- Você vai precisar de:
Para o Recheio
- 1 Cenoura Ralada
- ½ Brócolis ou 1 Brócolis Pequeno “cortadinho”
- Azeitona à gosto
- Sal à gosto
- 1 Xícara de Água
Para o Omelete
- 1 Xícara de Grão de Bico Hidratado – Separe os grãos ainda crus e deixe de molho por aproximadamente 12h antes do preparo**
- 3 Colheres de Amaranto em Flocos (versão sem glúten) / 3 Colheres de Aveia (versão com glúten)
- 1 Xícara de Água Morna
- 2 Colheres de Azeite
- Sal do Himalaia à gosto
- Pimenta do Reino ou Caiena à gosto
- Cebolinha (cheiro verde) “picadinha bem miúda”
- 1 Colher de Chá de Pó Royal
Aprenda a fazer um Omelete Vegano
Primeiro o Recheio...
Regue a panela média com um fio coloque a cenoura e o brócolis, refogue-os; adicione o sal à gosto, a azeitona e continue misturando esses sabores, por fim, coloque a água e deixe cozinhar até a panela secar ou até que os legumes atinjam o ponto de seu agrado. Reserve
Agora a Massa...
Coloque no Liquidificador o grão de bico e a água morna, bata até que o grão de bico se una ao líquido formando uma espécie de pastinha (aproximadamente 4 minutos). Adicione o amaranto (ou a aveia), o azeite, o sal, a pimenta e bata novamente por 2 minutos, por fim adicione o pó royal e somente 1 minuto de liquidificador é o bastante para mistura-lo à massa.

Montando o Omelete... No fogo, com um fio de azeite na frigideira de ótima aderência adicione com o auxílio de uma concha (grande) a massa do Omelete Vegano, espalhe na frigideira uniforme, tampe-a e deixe “fritar” por 4 minutos (ou mais), quando notar que o primeiro lado do seu omelete está pronto, vire-o para que cozinhe o outro lado...sempre tampando a panela para que o efeito de “crescer e ficar fofinho” seja presente no seu prato. Adicione o recheio e a cebolinha (cheiro verde) picadinha, feche com uma banda seu Omelete Vegano e pronto! Você não vai acreditar na delícia/praticidade que é essa receita!
Faça boas escolhas alimentares, elas refletem no que você é!