Moqueca de Banana da Terra com Cogumelos

Sabe aquela refeição que abraça o estômago com muito carinho? Certamente essa moqueca vegana está na fila das minhas preferidas! Primeiro quero dizer que eu nunca fui fã de misturar banana com comida, então quando ouvia falar dessa moqueca não dava muito crédito, mas experimentando fazer em casa descobri que a banana da terra não chega com aquele sabor doce, isso porque essa espécie de banana é consumida preferencialmente cozida e o sabor dela é quase neutro, então tudo que você acrescenta de sabor ganha um charme especial! 


É super comum ir até restaurantes e a opção vegetariana/vegana ser esse prato, aqui compartilho com você uma receita recheada de temperos e além de tudo coloquei somente produtos caseiros (como o molho de tomate), as receitas mais originais de moqueca levam leite de coco, aqui substitui por óleo de coco no começo do preparo, mas você pode seguir a linha de manter tudo caseiro e fazer o seu próprio leite para esse prato, chega de papo, vamos à receita!



Receita para 2 Pessoas - Você vai precisar de:

- 4 Bananas da Terra

- 250gr de Cogumelos frescos de sua preferência (usei o tipo paris)

- 1 Cebola Roxa picada em fatias finas

- 300ml de Molho de Tomate caseiro (clique aquipara ver a receita)

- 3 colhers de Oleo de Coco

- Sal do Himalaia à gosto

- Pimenta do Reino à gosto

- 4 folhas de Louro (prefeiro não usar coentro, mas fica ao seu critério)

- Panela de boa aderência

Vamos montar a Moqueca de Banana em camadas e deixar que cozinhe naturalmente!

Para começar, o corte da banana da terra para moqueca deve ser em fatias de mais um menos um dedo na grossura e preferênciamente na transverssal (veja imagem acima); o cogumelo também prefiro que fique um pouco mais grosso então pique em três partes (veja imagem abaixo). 




Apanhe sua panela ou frigeira e leve ao fogo médio/baixo, nesta mesma ordem coloque, o óleo de coco, a cebola em fatias, a banana da terra e o cogumelo, vá acomodando (sem mexer) para que fiquem confortáveis, salpique um pouco de sal e pimenta do reino, adicione o molho de tomate, o louro e tampe. Deixe cozinhar de 10 à 15 minutos, não precisa mexer, somente acompanhar o molho reduzir, a banana ficar no ponto e todos esses sabores maravilhosos se misturarem! 




Essa receita de Moqueca de Banana da Terra é uma explosão de sabor, amo a mistura de todos esses ingredientes no mesmo prato; para acompanhar fiz um clássico arroz branco acompanhado de uma boa farofa e pronto! 


Tem muito carboidrato, mas tem muita gostosura!


ACOMPANHE TAMBÉM NO INSTAGRAM

Cadastre-se e receba novidades exclusivas:

Alimento do Amor © 2019 - Todos os direitos reservados! DESDE 2017 <3